Conversação em Espanhol: Frases Úteis

Você passou algum tempo aprendendo espanhol em uma escola ou outra. Finalmente, você decide viajar para a Espanha, onde fará novos amigos, conhecerá novas pessoas e terá conversas reais para praticar seu espanhol, mas…

De repente, você é apresentado a alguém. Como você responde?

Hoje você tem a chance de descobrir! Agora é a hora de ter uma aula rápida de espanhol, para que você possa ir a qualquer lugar e conhecer pessoas.

Falar com alguém pela primeira vez

Se você estiver em um contexto mais formal, a coisa mais comum a se dizer é buenos días, buenas tardes ou buenas noches (dependendo da hora do dia: manhã, tarde ou noite, respectivamente).

No entanto, se você estiver em uma situação mais informal, pode optar por dizer ¡hola! (Olá!), ¿qué tal? (tudo bem?), ou ¿cómo estás?(como você está?), ou vá em frente e se apresente dizendo me llamo… (meu nome é…) ou yo soy… (eu sou…). Depois de trocar nomes, é apropriado dizer encantado de conocerte (prazer em conhecê-lo).

Agora que você ultrapassou o primeiro obstáculo, é hora de aprender um pouco mais sobre a pessoa.

Conhecer alguém

Dependendo de onde você conheceu a pessoa com quem você está falando, você pode optar por uma abordagem ou outra. Há uma diferença entre encontrar um amigo de um amigo, um colega de trabalho, um colega de turma ou alguém em um bar...

Se você tiver confiança com a pessoa, você pode perguntar ¿por qué zona vives? (onde você mora?) ou ¿a qué te dedicas? (o que você faz?), que é muito parecido com ¿en qué trabajas? (em que é que você trabalha?). Se você está em um ambiente informal, pode descobrir a idade de alguém perguntando ¿cuántos años tienes? (quantos anos você tem?), mas essa nunca é uma pergunta apropriada em um ambiente de trabalho!

Outra opção seria fornecer esse tipo de informação sobre você mesmo antes de perguntar à outra pessoa: vivo… (eu moro…) en la calle de al lado (na rua aqui do lado) / a dos calles de aquí (a duas ruas de distância) / en la otra punta de la ciudad (do outro lado da cidade) ou trabajo en… (trabalho em…) ou tengo...años (tenho... anos de idade).

Começar uma conversa com alguém que você já conheceu

Quando você já conhece a outra pessoa ou a vê todos os dias, pode começar a conversa perguntando-lhe sobre o seu dia com um ¿qué tal te va el día? (como vai o seu dia?) ou perguntando como eles estão com um ¿qué tal estás? ou ¿cómo estás? (como você está?).

Chegado a este ponto, você pode começar a usar todo o espanhol que aprendeu na sala de aula para manter a conversa fluída e conversar com quem quiser!